Alimentação Saudável no Facebook

Comemorações do Dia Mundial da Alimentação no Estado de São Paulo

Dia mundial da alimentação:

O acesso à alimentação é um dos direitos fundamentais consignados na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Todos têm direito a uma alimentação saudável, acessível, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente. Isso é o que chamamos de Segurança Alimentar e Nutricional. Ela deve ser totalmente baseada em práticas alimentares promotoras da saúde, sem nunca comprometer o acesso a outras necessidades essenciais e nem mesmo o sistema alimentar futuro.

Esse é um direito que cabe ao povo brasileiro. Um direito de se alimentar devidamente, respeitando as características culturais de cada região e suas particularidades no ato de se alimentar.

O Dia Mundial da Alimentação é celebrado há 27 anos no dia 16 de outubro. Este é o momento em que o mundo volta sua atenção para a fome e a insegurança alimentar que afetam centenas de milhões de pessoas.

A data marca a criação, em 1945, da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), cujo objetivo é elevar os níveis de nutrição e de desenvolvimento rural. O tema definido pela FAO para este ano é “O Direito à Alimentação”, como algo universal, inerente a todos os homens e mulheres do mundo.

Segundo a FAO, “a escolha do tema demonstra o crescente reconhecimento da comunidade internacional à erradicação da fome e da pobreza no mundo e à intensificação do desenvolvimento sustentável”. 
Confira o calendário de atividades no Estado: 
*CONSEA/SP - I Encontro Paulista de Direito Humano a Alimentação Adequada.

18 de outubro – das 9 h às 18 h – Espaço da Cidadania “André Franco Montoro” – Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania – Páteo do Colégio, 148 – Centro – São Paulo.

A temática do evento foi dividida nos seguintes eixos:

I – Qual a percepção que se têm sobre Direito Humano a Alimentação Adequada;

II – Como este Direito é violado;

III – Quais são os mecanismos para a promoção e garantia do Direito Humano a Alimentação Adequada. 


*Centro Paula Souza - I Encontro de Educação Alimentar e Nutricional com Adolescentes no contexto de seis Escolas Técnicas do Centro Paula Souza.

10 de outubro – Encontro interno

10 a 16 de outubro – Exposição de pôsteres das Oficinas de Educação Alimentar e Nutricional – Sindicato dos Técnicos de Industria de Nível Médio do Estado de São Paulo – Rua 24 de maio, 104 – 12º - Centro – São Paulo. 

*CRSANS Central - Semana Municipal de Prevenção e Combate à Obesidade Infantil

8 a 11 de outubro – Informações (16) 3301-5000 

*CRSANS Bacias Piracicaba Capivari - Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável: Tendências e Desafios

16 de outubro – das 14 h às 17 h – SESC – Rua Ipiranga, 155 – Centro – Piracicaba 

*CRSANS Capital - Café da manhã para São Paulo

16 de outubro – a partir das 9 h – Praça da Sé – São Paulo 

*CRSANS Grande ABC - Eventos nos municípios de Diadema, Ribeirão Pires, Santo André e São Caetano do Sul, como segue:

Diadema – I Conferência Municipal de SAN com tema “Pela efetivação da política municipal de SAN” – 16 de outubro – 8 h às 17 h – Centro Cultural Okjanawa – Avenida 7 de setembro, 1670 – Vila Santa Dirce;

Ribeirão Pires – Palestras sobre saúde, manipulação de alimentos, segurança alimentar, reaproveitamento de alimentos e distribuição de cartilhas de receitas alternativas e valor nutricional dos alimentos – 16 de outubro – 10 h às 16 h – Praça Central “Ernest Solvay”;

Santo André – III Semana Mundial da Alimentação – 16 a 20 de outubro – Informações e inscrições até 15/10 através do telefone (11) 4433-0269 ou e-mail sdean@santoandre.sp.gov.br;

São Caetano do Sul – Palestra com tema “A importância da alimentação no contexto da saúde” – 16 de outubro – 16 h – SESI São Caetano – Rua Santo André, 810 – Bairro Boa Vista. 

*CRSANS Presidente Prudente-Pontal - I Seminário Regional Direito Humano à Alimentação Adequada e Segurança Alimentar e Nutricional

23 de outubro – 8 h às 13 h – Anfiteatro do SESI – Av. Ibraim Nobre, 585 – Parque Furquim – Presidente Prudente – (18) 3222-7344 

*CRSANS Vale do Paraíba e Litoral Norte -Semana Josué de Castro

10 a 16 de outubro – Informações (12)3897-8100

Comentários

  • Prêmio Josué de Castro
  • Prêmio Josué de Castro
  • sic.sp
  • 

    Comissões Regionais